Com o lançamento, em 02/12/2021, pelo Observatório da Comunicação Institucional (O.C.I.), da Auditoria Funcional da Comunicação Organizacional (AFCO) para aferição do Índice de Transparência Ativa ‘5R-INDEX’, o mercado passa a contar com um procedimento que permite, por meio de um Sistema Aplicativo, reportar – para além de números operacionais e cifras contábeis – o nível de transparência ativa nos negócios de uma organização, seja ela pública, privada ou do terceiro setor.

Pré-lançamento (2018)

Sobre o indicador

O novo indicador, concebido por Manoel Marcondes Machado Neto, líder do Grupo de Pesquisa ‘Transparência Ativa: construção de um novo conceito e de uma lógica transdisciplinar para a governança’, certificado pelo CNPq, avalia in loco, no chão da fábrica, no ponto de venda, e junto à opinião pública, as relações internas e externas de organizações traduzidas em 210 quesitos operacionais do dia a dia de uma gestão e que têm o potencial de afetar negativamente tanto a organização quanto a própria sociedade, caracterizando crises de imagem pública cuja contenção é muito cara ou vã.

A inovação não quer substituir institutos consagrados pelo Direito, como a Lei de Acesso à Informação (12.527/2011) ou a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018), ou tomar o lugar do reporte das informações financeiras e relatórios publicados por empresas que já cumprem este rito pelo fato de ter capital aberto e ações negociadas em Bolsas de Valores. O papel do novo indicador é agregar informações aos atuais reportes contábeis-financeiros, elevando ainda mais o nível de accountability e confiança pública nas prestações de contas das organizações à sociedade em geral – não só à comunidade de negócios.

O Observatório da Comunicação Institucional (O.C.I.) atuou como incubadora da iniciativa desde o início do seu desenvolvimento, em 2014, e – no futuro – atuará como uma ISO: (1) credenciando aqueles interessados (pessoa física ou jurídica) em proceder a Auditoria Funcional da Comunicação Organizacional, e, após verificação de cada exame, (2) certificando os resultados de AFCO, garantindo a consistência na aplicação do 5R-INDEX.

Em uma escala de zero a 100 pontos, se o exame constatar um score acima de 90 pontos, a organização será considerada transparente conforme o indicador. Se obtiver menos de 90 pontos, receberá um Relatório de Melhorias a Implementar.

Por ser uma sociedade educativa sem fins lucrativos, é vedada ao O.C.I. a prestação de quaisquer serviços remunerados, bastando àqueles interessados em prestar o serviço adquirir o Manual de Compliance para a Comunicação Corporativa e, após, solicitar acesso ao Sistema 5R-INDEX.

Saiba mais

Como ser um auditor
Para ser um credenciado AFCO (na AUDITORIA FUNCIONAL DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL) é preciso:
 
Entre em contato

A partir de 02/12/2021, para mais informações sobre o Sistema 5R-INDEX aferido pelo exame AFCO (Auditoria Funcional para a Comunicação Organizacional), entre em contato:

E-mail: suporte@5r-index.com.br

WhatsApp: (11) 93223-7373

Telefone: (21) 99490-0711

@2022 Todos os direitos reservados. | INPI: BR512021002549-0